Ações na Rua / Street action

 

The Vocal Constructivists Link by Pauline Oliveros

 

[PT]

No Link de Pauline Oliveros (mais tarde publicado como Bonn Feier), “toda a cidade ou campus torna-se um teatro, e todos os seus habitantes, actores.”[1] O coro Vocal Constructivists irá envolver-se com os peões em Lisboa através de um software de reunião de vídeo online, que é activado por códigos QR em locais específicos da cidade. O público seguirá mapas para encontrar o/as artistas online, incluindo guardiões fantasiados, músicos, dançarinos, resmungões, bobos da corte, actores, cantores, tambores falantes, fabricantes de som natural, piqueteiros e vistas fantásticas.

Esta peça esbate as linhas entre o normal e o extraordinário. De acordo com Oliveros, “a intenção... é de forma gradual e subtil, subverter a percepção para que a atividade normal pareça tão estranha ou deslocada como qualquer uma das atividades especiais.”[2] Tomámos o título original Link como inspiração para o nosso movimento online, usando weblinks para ligar o público aos intérpretes. Isto cria um espaço aumentado entre o virtual e o real. Fiel à visão original, permite expandir os conceitos dos membros da audiência sobre o lugar, o desempenho e o seu papel como audiência vs. intérprete.

Colocaremos códigos QR em vários locais pela cidade. Cada código será ligado a uma sala de reuniões online onde um membro do coro Vocal Constructivists executará uma personagem ou ação relacionada tanto com o seu próprio espaço físico como com a localização do código QR. O público terá uma atuação íntima, cara a cara, com um único membro do coro. A experiência, embora remota, contém aspectos do teatro imersivo presente na partitura original de Oliveros. O extraordinário é misturado com uma paisagem urbana.

Utilizamos o Jitsi Meet como o nosso espaço de encontro virtual, acessível a qualquer pessoa com um telefone com dados móveis. Esperamos que os códigos QR possam também atrair a atenção dos transeuntes.

Esta prática de desempenho foi desenvolvida durante o confinamento do Covid-19 e foi anteriormente realizada no campus Wesleyan, nos EUA.

[1][2] Oliveros, Pauline. Bonn Feier (Smith Publications, 1977)

 

Mais informação e mapas: https://tepe.vocalconstructivists.com/

 

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[EN]

The Vocal Constructivists Link by Pauline Oliveros

 

In Pauline Oliveros’ Link (later published as Bonn Feier), “the whole city or campus becomes a theatre, and all of its inhabitants, players.”[1] The Vocal Constructivists choir will engage with pedestrians in Lisbon via online video meeting software activated by QR codes at specific locations around the city. The audience will follow maps to encounter online performers including Costumed Guardians, musicians, dancers, mummers, jesters, actors, singers, talking drums, natural sound makers, picketers, and Fantastic Sights.

This piece blurs lines between the normal and extraordinary. According to Oliveros, “the intention… is to gradually and subtly subvert perception so that normal activity seems as strange or displaced as any of the special activities.”[2] We took the original title Link as an inspiration towards our move online, using weblinks to connect audiences with performers. This creates an augmented space between the virtual and the real. True to the original vision, it can expand audience members’ concepts about place, performance and their role as audience vs. performer.

We will place QR codes at several locations around the city. Each code will link to an online meeting room where a member of the Vocal Constructivist choir will perform a character or action related both to their own physical space and the QR code’s location. Audiences will have an intimate, face-to-face performance with a single member of the choir. The experience, while remote, contains aspects of the immersive theatre present in Oliveros’s original score. The extraordinary is blended into an urban landscape.

We use Jitsi Meet as our virtual meeting space, which is accessible to anyone with a smartphone and a data connection. We hope the QR codes may also attract the attention of passers-by.

This performance practice was developed during the Covid-19 lockdown and has previously been performed on the Wesleyan campus in the US.

[1][2] Oliveros, Pauline. Bonn Feier (Smith Publications, 1977) 

 

More info and maps: https://tepe.vocalconstructivists.com/

Charles Hutchins (University of Kent, UK) -

The Vocal Constructivists

[PT]

Os Vocal Constructivists são um conjunto vocal inclusivo e experimental especializado em partituras gráficas e de texto. Fundados em 2011 para dar o primeiro espectáculo totalmente vocal do Treatise de Cornelius Cardew (1967), oferecem performances aventureiras, ao vivo e online. Os membros vêm de diversas origens, incluindo música clássica, dança, mímica e arte sonora.

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[EN]

The Vocal Constructivists are an inclusive, experimental vocal ensemble specialising in graphic and text scores. Founded in 2011 to give the first all-vocal performance of Cornelius Cardew’s Treatise (1967), they offer adventurous performances, live and online. Members come from diverse backgrounds including classical music, dance, mime and noise art.

Duração total do evento / Estimated time

2h

Participantes / Participants

Sem restrições/ No restrictions 

Dados móveis / Mobile data

Sim / Yes 

Necessária a instalação prévia de Jitsi Meet software, open-source, que permite entrar rapidamente nos vídeos. Um browser web também funciona. 

Previous installation of Jitsi Meet software, open-source, which allows you to quickly enter videos is required. A web browser also works.

(Um assistente da organização fará o percurso acompanhado de um router móvel / An assistant from the organization will take the route accompanied by a mobile router)

Maps and information:

https://tepe.vocalconstructivists.com/

Idioma /Language 

Inglês / English

Local de encontro / Meeting Point

A confirmar / To be confirmed