Ações na Rua / Street action
Happy Tourists Get Lost
[PT]
Happy Tourists é a primeira e única agência de viagens que convida os turistas a perderem-se. É um projecto artístico, provocador e perturbador, fundado em Berlim em 2018, com o objectivo de aumentar a consciência sobre o impacto do turismo de massas no ambiente, enquanto inventa novas formas de ser (ou não ser) um turista.
A nossa missão é trazer serendipidade, caos e desordem à indústria do turismo, utilizando a prática artística, a fim de despertar o pensamento crítico e abrir novos espaços a explorar.
Hoje em dia, é quase impossível visitar um lugar sem se referir a uma multiplicidade de ferramentas de conselhos de viagem. Embora isto facilite as viagens, também afasta os turistas e transforma as cidades turísticas em locais de consumo. Convencido de que a descoberta é mais uma experiência pessoal do que os resultados esperados, Happy Tourists concebe impulsos criativos que põem as pessoas em movimento sem impor um destino. Os nossos protocolos subvertem os códigos da indústria do turismo para desviar os turistas das atracções e permitir encontros inesperados. Encorajam os turistas a deixar-se ir, a correr riscos, a confiar no seu instinto, a soltar a sua criatividade. Enfatizam a deriva no desconhecido e realçam o comum e o local. Resultam em viagens pessoais, não planeadas, gratificantes, autênticas, não garantidas, mas que permitem aos turistas descobrir a beleza no comum e a surpresa no quotidiano.
Como qualquer agência de viagens, Happy Tourists organiza viagens na cidade chamadas Happynings, que não são guiadas e conduzem os turistas "para onde ninguém vai, porque não há nada para ver". Happynings são para turistas internacionais, bem como para viajantes domésticos ou habitantes da cidade dispostos a mudar de perspectiva sobre o seu próprio ambiente. A Happynings liga sensibilidades individuais para construir uma viagem como uma obra de arte colectiva. Os participantes interpretam as direcções abstractas, poéticas e excêntricas para curar as suas próprias derivações. Uma vez em movimento, são encorajados a seguir o seu instinto e a realizar o lugar em vez de o consumir.
As experiências são então partilhadas e arquivadas para criar um guia turístico alternativo do lugar visitado. Este guia fornece aos futuros visitantes sugestões, conhecimentos e instruções para experimentar novas formas de ser ou não um turista, instigando 'situações' inesperadas que podem ser poéticas e absurdas, mas sempre espaçosas e políticas.
---
[EN]
Happy Tourists Get Lost
Happy tourists is the first and unique travel agency inviting tourists to get lost. It is an artistic, provocative and disruptive project, founded in Berlin in 2018, with the aim of raising awareness about how mass tourism impacts the environment, while inventing new ways to be (or not to be) a tourist.
Our mission is to bring serendipity, chaos and disorder into the tourism industry, by using artistic practice, in order to awaken critical thinking and open up new spaces to explore.
Nowadays, it is almost impossible to visit a place without referring to a multitude of travel advice tools.While this facilitates travel, it also alienates tourists and transform touristic cities into places to consume. Convinced that discovery is more about personal experience than expected outcomes, Happy Tourists design creative impulses that set people in motion without imposing a destination. Our protocols subvert the codes of the tourism industry to divert tourists from attractions and allow for unexpected encounters. They encourage tourists to let go, to take risk, to trust their instinct, to unleash their creativity. They emphasize drifting in the unknown and highlight the common and the local. It result in journeys which are personal, unplanned, rewarding, authentic, not guaranteed but allow tourists to discover the beauty in the common and the surprise in the everyday.
Like any travel agency, Happy tourists organises tours in the city called Happynings, which are unguided and lead tourists "where nobody is going, because there is nothing to see ». Happynings are for international tourists as well as domestic travellers or inhabitants of the city willing to change perspective on their own environment. Happynings connect individual sensibilities to build a trip as a collective piece of art. Participants interpret abstract, poetic and offbeat directions to curate their own derive. Once in motion, they are encouraged to follow their instinct and perform the place instead of consuming it.
Experiences are then shared and archived to create an alternative tourist guide of the place visited. This guide provides future visitors with suggestions, knowledge and instructions to experiment with new ways of being or not being a tourist, instigating unexpected ‘situations’ that might be poetic and absurd, but always spacemaking and political.
Soazic Guezennec
[PT]
Artista francês a viver entre Berlim e Bretagne, graduado pela ENSAPC, Soazic Guezennec explora o mundo a fim de questionar a relação entre os seres humanos e o seu ambiente. Cada lugar é traduzido num trabalho multimédia imersivo para que os habitantes o reconheçam e reavaliem o seu papel no seu desenvolvimento.
----
[EN]
French artist living between Berlin and Bretagne, graduated from ENSAPC, Soazic Guezennec explores the world in order to question the relationship between human-beings and their environment. Each place is translated into an immersive multimedia work so that the inhabitants recognize it and re-evaluate their role in its development.
Duração total do evento / Estimated time
2h30 (Caminhada 1:30h/ Walk 1:30h)
De preferência, trazer telemóvel com câmara ou outro equipamento para fazer registo fotográfico.
Preferably, bring a cell phone with a camera or other equipment to make a photographic record.
Participantes / Participants
Máximo 20 – sujeito a inscrição / Maximum of 20 - registration required
Dados móveis / Mobile data
Não / No
Idioma / Language
Inglês / English
Local de encontro / Meeting Point
Praça das Novas Nações
Ver fotos de Happy Tourists - Get Lost na BDD TEPe