Ações na Rua / Street action

 

Atravessemos: Entre memórias e afectos

 

[PT]

A proposição da travessia será uma experiência multissensorial. Caminhar "juntes", numa possibilidade de vivenciar aspectos relacionados aos órgãos do sentido (visual, auditivo, olfativo e tátil), memórias e como somos afetados por elas. Numa relação que nos convida a conhecer novas formas de fruição da arte, vamos realizar de olhos vendados, sem venda e de forma colaborativa, a observação do que há de acessível e não nos espaços urbanos compartilhados. Será um grupo aproximado de 15 participantes convidados a perceber os sons da cidade, sentir os cheiros e texturas. Teremos trios divididos em uma pessoa vendada, um acompanhante e o terceiro observador/relator. Quem conduz a caminhada é a pessoa vendada, a pessoa ao lado ficará próximo para que a outra tenha a experiência de maneira segura e a terceira irá escrever num diário de bordo o que observou no trajeto, em especial, a relação da pessoa vendada com a cidade e a presença ou ausência de acesso. Essa experiência será rodiziada entre os participantes até que todos experimentem os três lugares. Através do uso de rádios-transmissores, os participantes do grupo vão poder escutar "ao pé do ouvido" uma audiodescrição poética, que vai permear todo o percurso, com duração prevista de 3 horas. Teremos paradas, experimentos "in situ" e uma performance realizada pela artista-pesquisadora que também é a audiodescritora. A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que traduz imagens em palavras para o público com deficiência visual.

Vamos iniciar o trajeto no Convento de São Pedro de Alcântara, percorrer o Bairro Alto em direção à região portuária, até chegarmos à Torre de Belém. No final, serão colhidas algumas palavras descritas pelos participantes e através de um trabalho de cocriação, a audiodescrição poética da performance vai ser construída. A apresentação será na Torre de Belém, às margens do rio Tejo, o grupo irá assistir uma performance de olhos vendados da autora. Durante a apresentação, terá simultaneamente a audiodescrição, corporeificando o espaço e suas relações de afeto. A corporeificação é um conceito criado por Paulo Freire, no qual a autora se aproxima, fazendo conexões entre os aspectos estéticos e éticos no campo da performance.

Finalizamos com um bate-papo, compartilhando as anotações e como fomos afetados. Dessa forma, espero contribuir para a construção de um mapa que levante a acessibilidade e a falta dela baseada nos relatos da experiência. Também criar uma relação afetiva com a cidade e seus transeuntes, observar suas necessidades, o que os afetaram e verem a importância do desenho universal para a construção de um lugar mais acessível para a convivência. Pensar "juntes" como se dão as relações estéticas e éticas na contemporaneidade e como elas podem nos ativar. Essa experiência foi baseada numa viagem que a autora fez com seu filho, que tem mobilidade reduzida, por Lisboa durante o ano de 2017 e, seu trabalho de artivista, com uma pesquisa em arte, inclusão e acessibilidade. Atravessemos!

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[EN]

Let's Cross: between Memories and Affections.

 

The proposal of the crossing will be a multi-sensorial experience. Walking "together", in a possibility to experience aspects related to the sense organs (visual, auditory, olfactory and tactile), the memories and how we are affected by them. In a relationship that invites us to discover new forms of fruition of art, we will perform blindfolded, without blindness and in a collaborative manner, the observation of what is accessible and what is not in shared urban spaces. It will be an approximate group of 15 participants invited to perceive the sounds of the city, to feel the smells and textures. We will have trios divided into a blindfolded person, an accompanying person and the third observer/reporter. The blindfolded person will lead the walk, the other person next to him/her will stay close by so that the other can safely experience the experience, and the third person will write in a logbook what he/she observed on the way, especially the relationship of the blindfolded person with the city and the presence or absence of access. This experience will be alternated between participants until everyone experiences all three places. Through the use of radio transmitters, the group participants will be able to hear "by ear" an audio poetic description, which will permeate the entire journey, lasting an estimated 3 hours. We will have stops, "in sutu" experiences and a performance by the artist-researcher who is also the audio description writer. Audio description is an accessibility feature that translates images into words for visually impaired audiences.

We will start the tour at the Convent of São Pedro de Alcântara, passing through the Bairro Alto district towards the port area, until we reach the Belém Tower. At the end, some words described by the participants will be collected and, through a co-creation work, the audio poetic description of the show will be built. The presentation will be at the Tower of Belem, on the banks of the Tagus River, the group will watch a blindfolded performance by the author. During the performance there will be a simultaneous audio-description, “corporeifying” the space and its affective relations. “Corporeification” is a concept created by Paulo Freire, which the author approaches, making connections between aesthetic and ethical aspects in the field of performance.

We end with a chat, sharing the notes and the way we were affected. In this way, I hope to contribute to the construction of a map that increases accessibility and the lack of it, based on the experience reports. Also create an affective relationship with the city and its passers-by, observe their needs, what affected them and see the importance of universal design to build a more accessible place for coexistence. To think "together" about how aesthetic and ethical relationships have a place in contemporaneity and how they can activate us. This experience was based on a trip the author took with her son who has reduced mobility through Lisbon during 2017 and, her work as an artivist with a research in art, inclusion and accessibility. Let's cross!

 

Daniella Forchetti (Universidade Estadual de Campinas, Brasil)

[PT]

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena/UNICAMP; Mestre em Distúrbios da Comunicação/PUC-SP; Especialista em Linguagens das Artes/USP; Especialista em Audiodescrição/UFJF. Artista-Pesquisadora em Dança, Performance, Inclusão e Acessibilidade. Diretora e Intérprete do DiDanDa Grupo Experimental de Dança. Consultora pelo M&M Acessibilidade Cultural. 

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[EN]

Doctoral student in the Post-Graduate Program in Performing Arts/UNICAMP; Master in Communication Disorders/ PUC-SP; Specialist in Languages of the Arts/USP; Specialist in Audiodescription/UFJF. Artist-Researcher in Dance, Performance, Inclusion and Accessibility. Director and Interpreter of DiDanDa Grupo Experimental de Dança. Consultant of M&M Acessibilidade Cultural.

Duração total do evento / Estimated time

3 horas / 3 hours

Participantes / Participants

15 max. - Incrições obrigatórias / Registration required

Trazer auscultadores e um caderno para anotar impressões ao longo do percurso.. Trazer roupa e calçado confortáveis, água  e protector solar. Trazer também um bloco de notas e lápis ou caneta.

Bring headphones and a notebook to write down impressions along the way. Bring comfortable clothes and shoes, water and sunscreen. Bring also a notebook and a pen or pencil. 

Dados móveis / Mobile data

Não / No

Idioma /Language 

Português / English

Local de encontro / Meeting Point

Miradouro de S. Pedro de Alcântara