A Cidade e o Equipamento: O urbano, o espaço público e espaços coletivos

 

[PT]

Refletimos sobre a cidade mobilizando o debate, composto por múltiplos aspetos, o espaço entre os séculos XX e XXI, com a transição de um século para o outro, com o debate a evoluir para a transição da cidade desde o centro até ao outro lado da cidade (periferia). Na transição do século, a reabilitação do edificado na dimensão do espaço público e dos equipamentos coletivos. Esta comunicação “O urbano, o espaço público e o equipamento” revê os aspetos do debate referido, focado na cidade portuense e os seus equipamentos. 

Desde sempre que na arquitetura se trabalharam as obras, contudo desde o início do século, alteraram o foco no século XX, não deixando, no entanto de se verificarem grandes desenvolvimentos em torno da cidade e dos equipamentos.

A presente comunicação reflete a cidade, na relação entre o seu desenvolvimento e os equipamentos. Metodologicamente, usaremos fontes bibliográficas, bem como elementos cartográficos, para analisar o contexto da cidade portuense e a sua relação com os equipamentos.

A análise será sequencial e cronológica, oscilando sistemicamente entre a escala da cidade e a escala do espaço público, onde se implantam os equipamentos coletivos.

Partindo do enquadramento histórico, procederemos a uma reflexão crítica do que foi ocorrendo durante o séc. XX e XXI. Indagaremos acerca da cidade, com base nas suas intercepções expandidas, um meta-território entre a cidade e o equipamento. No entanto, a nosso ver, a cultura contemporânea não pode deixar de compreender a passagem da velocidade mecânica à mobilidade virtual que a antecede, a um século de incremento da velocidade e de um desejo cultural de mobilidade. Na atual realidade pós-industrial, houve a passagem de modelo mecanicista para um modelo de sociedade digital, que coexiste com mobilidade, física e virtual. Um contexto de desenvolvimento no culminar da recente crise económica, na emergência ambiental e recente pandemia.

 

Gonçalo Miguel Furtado Cardoso Lopes (Faculdade de Arquitectura | Universidade do Porto)

[PT]

Licenciado pela FAUP, mestre pela Universidade Politécnica da Catalunha e doutorado pela University College of London. Furtado é professor de Teoria da FAUP e autor de vários livros, integrando ainda o corpo editorial de algumas revistas e publicando regularmente.

Ricardo Correia Martins (Faculdade de Arquitectura | Universidade do Porto)

Finalista do Mestrado da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. Participou em evento académicos, concurso à imagem da iluminação da cidade de Penafiel (Câmara Municipal de Penafiel) em 2015 e o IJUP 2021.