Mesa redonda de projectos de investigação na intersecção dos domínios da tecnologia, som e performance na cidade. O evento está organizado em dois painéis, o primeiro centrado nos temas do Urbanismo e Sonoridade, e o segundo na relação entre a Tecnologia e a Performance. O objectivo do encontro é a criação de um espaço de diálogo para a partilha de experiências, discussão de processos e metodologias e pontos de interesse em comum. O projecto TEPe é apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/ARTPER/31263/2017)

Round table with research projects operating in the intersection of the domains of technology, sound, and performance in the city. The event is organized around two round tables, the first on Urbanism and Sound, and the second on Technology and Performance. TEPe is a research project supported by the Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/ART-PER/31263/2017).

 
 
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PROGRAMA / PROGRAM

 

14h

Abertura/ Opening session

Daniel Tércio

Faculdade de Motricidade Humana - Universidade de Lisboa, Portugal

 

14H30

URBANISMO E SONORIDADES / URBANISM AND SONORITY

 

Moderador / Chair

Gilberto Reis

ID+, Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura /NIAM - Núcleo de Investigação em Artes e Multimédia do Instituto Superior de Ciências de Educação do Douro, Portugal

 

Mapas Sonoros de Lisboa | Lisbon Sound Maps

Luís Cláudio Ribeiro

Universidade Lusófona, Portugal

 

Sons do Turismo | Sounds of Tourism

Iñigo Sanchez

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa, Portugal

 

NoVOID | The Sound from the empty landfields from Lisbon

Daniel Paiva

Centro de Estudos Geográficos, Universidade de Lisboa, Portugal

 

Paisagens sonoras de zonas históricas / Soundscapes of historical areas

Sónia Monteiro Antunes

Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Portugal

 

TEPe Brasil / Technologically Expanded Performance Brazil

Leonel Brum

Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Brasil

 

Perguntas e repostas / Questions and answers

 

17H00

TECNOLOGIA E PERFORMANCE / TECHNOLOGY AND PERFORMANCE

 

Moderador / Chair

Paula Varanda

Instituto de História de Arte, Faculdade de Ciêências Sociais e Humanas

Universidade Nova de Lisboa, Portugal

 

BlackBox Lab

Carla Fernandes

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa

 

Embodied Audio Visual Interaction Group

Atau Tanaka

Goldsmiths - University of London, United Kingdom

 

Sound Music Movement Interaction

Frédéric Bévilacqua

IRCAM - Centre Pompidou, France

 

Moving Digits

Nuno N. Correia

University of Greenwich, United Kingdom / Madeira Interactive Technologies Institute - Universidade da Madeira

 
 

TEPe Portugal | Technologically Expanded Performance

Jonas Runa

Faculdade de Ciências Sociais e Humans - Universidade Nova de Lisboa, Portugal / Universidade Lusófona, Portugal

 

TEPe Brasil | Technologically Expanded Performance

Ivani Santana

Universidade Federal da Bahia, Brasil

 

Perguntas e repostas/ Questions and answers

 

 

 
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BIOS

 

ATAU TANAKA | a.tanaka@gold.ac.uk

Atau Tanaka faz investigação em interacção musical incorporada. Este trabalho acontece na intersecção entre a interacção humano-computador e a performance gestural de música digital. Tanaka é compositor e intérprete de música ao vivo, levando as pesquisas do laboratório para o palco. Utiliza a detecção muscular usando o sinal EMG na performance musical, onde o corpo humano se torna um instrumento musical. Criou instalações de grande dimensão, reunindo tecnologias de som / imagem, smartphones e dispositivos de rede. Tanaka estuda os nossos encontros com o som, seja na música ou no quotidiano, como uma forma de experiência fenomenológica. Isso inclui o uso de tecnologias de detecção fisiológica, nomeadamente a tensão muscular no sinal electromiográfico e a aprendizagem de máquina (machine learning) desses dados orgânicos complexos. É membro do grupo de pesquisa EAVI (Embodied AudioVisual Interaction), que se concentra na interação incorporada com som e imagem. A EAVI é um pequeno grupo de académicos, investigadores e estudantes de doutoramento que faz investigação em captura de movimento, rastreio ocular, interfaces cérebro-computador, bio-interfaces fisiológicas, machine learning e cultura auditiva. É membro do grupo de pesquisa EAVI (Embodied AudioVisual Interaction), que se concentra na interação incorporada com som e imagem. A EAVI é um pequeno grupo de académicos, investigadores e estudantes de doutoramento que faz investigação de ponta em tópicos como captura de movimento, rastreamento ocular, interfaces cérebro-computador, bio-interfaces fisiológicas, machine learning e cultura auditiva.

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Atau Tanaka conducts research in embodied musical interaction. This work takes place at the intersection of human computer interaction and gestural computer music performance. Tanaka is a composer and performer of live computer music, taking research out of the lab onto the stage. He uses muscle sensing using the EMG signal in musical performance where the human body becomes a musical instrument. He has created large scale installations bringing together sound/image, mobile, and network technologies. He studies our encounters with sound, be they in music or in the everyday, as a form of phenomenological experience. This includes the use of physiological sensing technologies, notably muscle tension in the electromyogram signal, and machine learning analysis of this complex, organic data. He is a member of the EAVI (Embodied AudioVisual Interaction) research group, which focuses on embodied interaction with sound and image. EAVI is a small group of academics, researchers, and PhD students carrying out cutting-edge research across topics including motion capture, eye tracking, brain computer interfaces, physiological bio-interfaces, machine learning, and auditory culture.

 

CARLA FERNANDES | carla.fernandes@fcsh.unl.pt

Mestre em Lexicologia / Terminologia e Doutorada em Linguística (NOVA FCSH / Vrije Universiteit, Amsterdam). Actualmente trabalha como investigadora principal do ERC na NOVA FCSH, Lisboa. Directora do projecto ‘BlackBox’, financiado pelo European Research Council e intitulado: “A collaborative platform to document performance composition: from conceptual structures in the backstage to customizable visualizations in the front-end". Investigadora principal do “Projeto TKB” (Base de Conhecimento Transmedia para artes cénicas) financiado pela Fundação Nacional de Ciência e Tecnologia em Portugal. Parceiro de investigação em projectos financiados pela UE (a saber, “Inside Movement Knowledge”, “LABO 21”, “EuropeanaSpace” e “RICHES”) nas passagens de Arts & Science e na digitalização do Património Cultural Imaterial. O seu foco de pesquisa está na intersecção da Linguística, Cognição, Estudos de Gestos e Artes Cénicas (de perspectivas cognitivas e etnográficas), particularmente no que diz respeito à anotação de corpora multimodal em arquivos digitais dinâmicos e colaborativos para a análise/documentação da dança contemporânea. Apoia uma visão incorporada e distribuída da mente humana, alinhada com a ciência cognitiva contemporânea.

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Master in Lexicology / Terminology and PhD in Linguistics (NOVA FCSH / Vrije Universiteit Amsterdam). Currently working as an ERC Principal Investigator and invited Professor at Universidade Nova de Lisboa, where she is leads the “BlackBox LAB - Arts&Cognition”, funded by the European Research Council since 2014. She co-founded the Performance & Cognition Group at ICNOVA – FCSH in 2018. Her research focus is in the intersection of multimodal communication, social cognition, new media and the performing arts, from cognitive and ethnographic perspectives. She has been designing and leading interdisciplinary research projects for over 12 years in the areas of cognitive linguistics, creativity, video annotation, human non-verbal behaviour, and the creation of digital platforms to document intangible cultural heritage, such as contemporary dance and performance. She directs the “TKB project” (A Transmedia Knowledge-Base for performing arts) since 2010, funded by FCT Portugal, and has been research partner in several EU- funded projects (“Inside Movement Knowledge”, LABO 21; EuropeanaSpace) and currently is a main partner of the EU CEF-Telecom project “CultureMoves”) at the crossings of Arts&Science and the digitization of intangible Cultural Heritage. She supports an embodied and distributed view of the human mind in line with contemporary cognitive science.

 

DANIEL PAIVA | daniel.paiva@campus.ul.pt

Daniel Paiva é investigador no INET-md, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, estando ligado ao projecto ‘Sondando Lisboa como cidade turística: Som, turismo e a sustentabilidade das atmosferas urbanas na cidade pós-industrial’, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. É doutor em Geografia pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, onde colaborou nos projectos de investigação ‘NoVOID – Ruínas e Terrenos Vagos nas Cidades Portuguesas’, ‘Ágora – Encontros entre a Cidade e as Artes’, e ‘Saberes Geográficos e Geografia Institucional’.

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Daniel Paiva is a researcher from INET-md, at the Faculty of Social and Human Sciences, Universidade Nova de Lisboa, he is linked to the project 'Sondando Lisboa as a tourist city: Sound, tourism and the sustainability of urban atmospheres in the post-industrial city', funded by the Foundation for Science and Technology. He holds a PhD in Geography from the Institute of Geography and Spatial Planning of the University of Lisbon, where he collaborated in the research projects 'NoVOID - Ruins and Vacant Lands in Portuguese Cities', ‘Ágora - Encounters between the City and the Arts’, and ‘Knowledge Geographic and Institutional Geography’.

 

DANIEL TÉRCIO | dtercio@fmh.ulisboa.pt

Daniel Tércio possui um bacharelato em Filosofia (UL), uma licenciatura em Artes Plásticas (ESBAL), o mestrado em História da Arte (UNL) e o Doutoramento em Dança (FMH). Actualmente é Professor Associado na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, onde leciona, ao nível da licenciatura e do mestrado, cursos de História da dança, Estética, Movimento e expressão plástica, e novas tecnologias aplicadas à dança. Integra a direção do INET-MD e coordena o grupo de investigação sobre estudos da dança. Coordena também a especialidade de dança no programa doutoral em motricidade humana. É investigador responsável por projectos competitivos, como o projecto Technologically Expanded Dance, desenvolvido entre 2004 e 2007. Para além de numerosos artigos publicados em Portugal e no estrangeiro, é autor de obras de ficção e tem participado em projectos performativos e de formação artística, numa perspectiva transdisciplinar. Enquanto crítico de dança, tem colaborado regularmente com a imprensa desde 2004.

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Daniel Tércio holds a BA in Philosophy and another one in Fine Arts, a MA in Art History and a PhD in Dance. He is currently a Professor at FMH-University of Lisbon, teaching the courses of Dance History, Aesthetics, Movement and Visual Arts, and New Technologies applied to the stage, within graduate and postgraduate programmes. He is a member of the Board of Directors at INET-MD (Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos de Música e Dança) where he coordinates the research group Ethnocoreology and Cultural Studies on Dance. As main researcher, he took responsibility for delivery of the Technologically Expanded Dance, a project supported by the Portuguese Ministry of Science. His interests are wide, ranging from aesthetics, through dance history, cultural studies, and iconography, to digital technologies, and experimental video. Daniel Tércio has authored several studies on dance and art. He has also written two science fiction novels and short stories issued by Portuguese and Brazilians publishers. His dance reviews appear regularly in the Portuguese press since 2004.

 

FRÉDERIC BÉVILACQUA | frederic.bevilacqua@ircam.fr

Fréderic Bévilacqua é diretor da equipa de interação do movimento de música sonora no IRCAM - Centre Pompidou. A equipa faz parte do laboratório de pesquisa conjunto Ciência e Tecnologia para Música e Som Ircam - CNRS UMR 9912 - Universidade Pierre et Marie Curie. A sua pesquisa diz respeito à interação sonora, musical e de movimento, da modelagem às aplicações (música, dança, pedagogia, jogos, reabilitação). Anteriormente, Bévilacqua conduziu pesquisas em óptica biomédica por dez anos na EPFL (Suíça) e no Instituto Beckman Laser - Universidade da Califórnia em Irvine.

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Head of the Sound Music Movement Interaction team at IRCAM – Centre Pompidou. The team is part of the joint research lab Science & Technology for Music and Sound IRCAM– CNRS UMR 9912 – Université Pierre et Marie Curie. His research concerns sound, music and movement interaction, from modeling to applications (music, dance, pedagogy, gaming, rehabilitation). Earlier he has conducted research on biomedical optics for ten years at EPFL (Switzerland) and at the Beckman Laser Institute – University of California Irvine.

 

GILBERTO REIS | gilbertoreise@gmail.com

Tem trabalhado na área das Artes Plásticas ligada às Arquitecturas, Design, Multimédia e Antropologia. Docente do departamento de Arte e Multimédia do ISCE Douro das disciplinas de Ética e Laboratório Multimédia.

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Gilberto Reis is a Visual artist whose work brings together Anthropology with Architecture, Design, and Multimedia. He teaches Ethics and Multimedia at the Department of Art and Multimedia in ISCE Douro.

 

IÑIGO SANCHEZ | isanchez@fcsh.unl.pt

Iñigo Sánchez é actualmente investigador no INET-md, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Portugal), onde integra o projecto ‘Sondando Lisboa como cidade turística: Som, turismo e a sustentabilidade das atmosferas urbanas na cidade pós-industrial’, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Tem um Doutoramento em antropologia e os seus interesses de pesquisa assentam em três campos interrelacionados: música, identidade e migração; estudos do som; e o estudo da música e do som em contextos urbanos. Em 2019 recebeu um contrato Ramón e Cajal do Ministério Espanhol da Ciência, Inovação e Universidade.

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Iñigo Sánchez is currently a research fellow at the NOVA FCSH Ethnomusicology Institute - Center for Studies in Music and Dance (INET-md) in Lisbon (Portugal), where he is the Principal Investigator of the “Sounds of Tourism” project, funded by the Portuguese Research Council (FCT). He holds a PhD in anthropology and his research interests focus on three interrelated fields of inquiry: music, identity and migration; sound studies; and the study of music and sound in urban contexts. In 2019 he was awarded a Ramón y Cajal contract from the Spanish Ministry of Science, Innovation and Universities.

 

IVANI SANTANA | ivanisantana.mapad2@gmail.com

Líder do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpoaudiovisual. Dedica-se aos estudos do corpo contemporâneo, cultura digital e cognição situada para criação de suas obras artísticas e reflexões acadêmicas. Professora do Bacharelado Interdisciplinar em Artes da Universidade Federal da Bahia.

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Leader of the Technological Poetics Research Group: corpoaudiovisual. She studies the contemporary body, digital culture and situated cognition for the creation of her artistic works and academic reflections. She is Professor of the Interdisciplinary Bachelor of Arts at the Federal University of Bahia.

 

JONAS RUNA | jonasruna@gmail.com

Artista, compositor / improvisador, pesquisador, musicólogo e inventor de instrumentos musicais eletrônicos. Estudou Física e Matemática (Universidade Técnica de Lisboa) e concluiu um bacharelato em Sonologia (Royal Conservatory The Hague, Holanda). Concluiu o doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes (2015), com especialização em Informática Musical (Universidade Católica Portuguesa), com a tese "Estética da Informática da Música: Energia Musical Irrealizada". As suas obras foram apresentadas no Museo Guggenheim Bilbao, na 55ª e 56ª Bienal de Veneza, no 798 Art District (Pequim), no ARoS Aarhus Kunstmuseum, na Galerie Scheffel (Frankfurt), na Logos Foundation (Ghent), no Museo de Arte Contemporáneo (Santiago do Chile), no Théâtre de la Ville (Paris), no Arnold Schoenberg Hall (Haia), na Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), no Centro Cultural de Belém (Lisboa), na Casa da Música (Porto) e na Culturgest (Lisboa), entre outros.

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Artist, composer/ improviser, researcher, musicologist and Inventor of electronic musical instruments. He studied Physics and Maths (Technical University Lisbon) and completed a B.A. in Sonology (Royal Conservatory The Hague, Netherlands). He finished a PhD in Science and Technology of Arts (2015), majoring in Computer Music (Portug. Catholic Univ.), with the thesis "Aesthetics of Music Informatics: Unrealized Musical Energy". His work was presented at the Museo Guggenheim Bilbao, 55th and 56th Venice Biennale, 798 Art District (Beijing), ARoS Aarhus Kunstmuseum, Galerie Scheffel (Frankfurt), Logos Foundation (Ghent), Museo de Arte Contemporáneo (Santiago do Chile), Théâtre de la Ville (Paris), Arnold Schoenberg Hall (The Hague), Fundação Calouste Gulbenkian (Lisbon), Centro Cultural de Belém (Lisbon), Casa da Música (Porto) and Culturgest (Lisbon), among other venues.

 

LEONEL BRUM | leonel@gmail.com

Leonel Brum é doutor em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo desenvolvido a tese sobre Screendance. Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, realizou a sua pesquisa de pós-doc na Universidade de Lisboa sobre curadoria dos festivais que integram a Rede Ibero-Americana de Videodança. É professor e coordenador dos cursos de graduação em dança do Inst. Cultura e Arte da Univ. Federal do Ceará. Coordena a equipe brasileira do TEPe. É ainda membro do Conselho Consultivo da Rede Iberoamericana de Videodança para a produção da Bienal de Corpo, Imagem e Movimento, Madrid. Diretor fundador do dança em foco - Festival Internacional de Vídeo e Dança e PODFest - Festival Internacional de Poéticas Digitais. É também coordenador do Midiadança: laboratório de dança e multimídia. Ex-coordenador de dança da Fundação Nacional de Artes do Ministério da Cultura (Funarte/MinC) e diretor fundador dos festivais Dança Brasil e Dança pra Criança. Dançarino e coreógrafo, tem experiência na área de dança contemporânea, afro-brasileira, teatro, screendance, curadoria e políticas culturais. É autor de livros e artigos sobre dança, história da dança e screendance.

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Doctor in Visual Arts by the School of Fine Arts at the Federal University of Rio de Janeiro, researching about Screendance, and with a Master’s Degree in Communication and Semiotics from the Pontifical Catholic University of São Paulo. He has completed a post-doc research at the University of Lisbon about curatorship of the festivals taking part in the Ibero-American Videodance Network. Professor and Coordinator of the undergraduated courses in dance at the Institute of Culture and Art of the Federal University of Ceará. He coordinates the Brazilian team of TEP and is member of the Advisory Board of the Iberoamerican Videodance Network for the production of the Body, Image and Motion Biennial, Madrid. Brum is also founding director of dança em foco – International Festival of Video & Dance and PODfest – Digital, Media and Poetry Festival. He coordinates the Midiadança: laboratório de dança e multimídia, and was a former dance coordinator for the National Arts Foundation of the Ministry of Culture (Funarte/MinC), and a founding director of Dance Brazil and Dance for Children festivals. Himself a dancer and choreographer, he has experience in the fields of contemporary dance, Afro-Brazilian, theatre, screendance, curatorship, and cultural policies. He is also the author of books and articles about dance, history of dance, and screendance.

 

LUÍS CLÁUDIO RIBEIRO | luis.claudio.ribeiro@ulusofona.pt

Luís Cláudio Ribeiro é professor e diretor do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Lusófona, em Lisboa. Doutorado e agregado em Ciências da Comunicação desenvolve investigação no campo da epistemologia dos media e do som. As suas mais recentes publicações focam-se na identificação e caracterização das alterações produzidas pelos mediadores sonoros na sociedade contemporânea: O Mundo é uma Paisagem Devastada pela Harmonia (Vega, 2011), O Som Moderno – Novas formas de criação e escuta (Edições Lusófonas, 2011) e Fundamento e Imersão (Edt.) (Orfeu Negro, 2019). É Investigador Principal dos projetos Lisbon Sound Map (FCT-2011-2014) ( http://www.lisbonsoundmap.org e http://lisbonsoundmap.wordpress.com/ ); A Técnica e os Media como Problema: da representação ao pensamento (CIC-DIGITAL, 2017-18); Experiência Aural, Território e Comunidade (FCT, 2018-2021). Paralelamente à sua atividade académica é escritor. As suas obras literárias mais recentes são: Sucede no entanto que o Outono veio, romance (Lisboa: Vega, 2013) e Um Jardim Abandonado que Desbota, poesia (Lisboa:2014).

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Luís Cláudio Ribeiro is professor and head of the Communication Sciences Department at Universidade Lusófona in Lisbon. PhD in Communication Sciences, he researches in the field of media epistemology and sound. His recent publications focus on the identification and characterization of changes produced by the use of sound mediators in contemporary society: O Mundo é uma Paisagem Devastada pela Harmonia (Lisboa: Vega, 2011); O Som Moderno – Novas formas de criação e escuta (Lisboa: Edições Lusófonas, 2011); Fundamento e Imersão (Edt.) (Lisboa: Orfeu Negro, 2019). He is the main investigator of the projects Lisbon SoundMap, supported by the Portuguese Government (FCT) (2011-2014): http://www.lisbonsoundmap.org and http://lisbonsoundmap.wordpress.com/ ; The Technique and the Media as a Problem: from representation to thought (CIC-DIGITAL-CICANT, 2017-18) and Aural Experience, Territory and Community (2018-2021). In addition to the academic activity, he is also a poet and novelist. The most recent published books are Sucede no entanto que o Outono veio (Lisboa: 2013) and Um Jardim Abandonado que Desbota (Lisboa: 2014).

 

MARIA JOÃO ALVES | mjalves@fmh.ulisboa.pt

Professora Auxiliar no Departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidades da Faculdade de Motricidade Humana (FMH), Universidade de Lisboa (UL). Coordenadora-adjunta do curso de Licenciatura em Dança da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) (2010-2018) e Co-coordenadora do curso em Módulo de Formação, Dança na Escola: Danças com Tradição – portuguesas e internacionais (2009-2015), formação acreditada com 1 crédito, pelo CCPFC (Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua). Licenciada em Dança, mestre em Performance Artística – Dança e Doutorada em Motricidade Humana, na especialidade de Dança, é docente de Técnica de Dança Teatral (Dança Moderna e Dança Clássica), Técnica de Dança Social (Danças Internacionais), Didáticas da Dança, Metodologia do Ensino da Dança e Oficina da Dança. Tem organizado regularmente cursos abertos à comunidade, com forte ligação autárquica e participado em encontros internacionais, nomeadamente organizados pela DaCI - Dance and the Child International. Investigadora do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudo de Música e Dança – INET-MD/polo FMH e formadora acreditada pelo Conselho Científico - Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) nas áreas e domínios: A21 - Educação Física, A31 – Expressões (Físico Motora/Música/Dramática/Plástica/Dança), C05 - Didáticas Específicas (DANÇA) e C18 – Práticas do Desporto Escolar. Orientadora científica de estudos de Doutoramento e de Mestrado em Performance Artística - Dança.

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Assistant Professor of Dance at FMH, Department of Education, Social Sciences and Humanities. Assistant Corrdnator of FMH Dance Degree Course and co-coordinator of the Training Module, Dance at School: Dances with Tradition - Portuguese and International course (2009-2015). Degree in Dance, Master in Artistic Performance - Dance, and Doctorate in Human Motricity, Dance speciality, Teacher of Theatrical Dance Technique, social Teaching Methodology and Dance Workshop. She has regularly organized open courses in the community with strong local connection and participated in international meetings, particularly organized by daCi - Dance and the Child International. Researcher at INET-md, FMH. Scientific supervisor of master's and doctoral studies in Artisti Performance - Dance.

 

NUNO N. CORREIA | m.correia@greenwich.ac.uk

Investigador e artista audiovisual na área da experiência multi-sensorial. Desde 2000 tem leccionado e investigado em design e arte méédia em Universidades em Portugal, Finlândia e o Reino Unido. Actualmente é Leitor sénior em Digital Media na Universidade de Greenwich. É o investigador principal do segundo ano do projecto Moving Digits do programa Creative Europe EU, em dança tecnologia e visualização. Foi Marie Curie EU Research fellow no Goldsmiths College da Universidade de Londres, liderando o projecto "Audiovisual User Interfaces". Tem um doutoramento em Novos Média, da Universidade de Aalto na Finlândia, com a tese "Interactive Audiovisual Objects" (também publicada em livro). Previamente, trabalhou em consultoria de design para a Fjord (Grupo Accenture), incluindo consultoria para a Nokia/Microsoft e HP. É Fellow da Royal society of Arts.

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Researcher and audiovisual artist, Nuno N. Correia is interested in multisensory user experience. Since 2000, he has been teaching and conducting research in media art and design, in Universities in Portugal, Finland and the UK. He is currently Senior Lecturer in Digital Media at the University of Greenwich. He is also Principal Investigator of the 2-year Creative Europe EU project "Moving Digits", on dance, technology, and visualization. He was a Marie Curie EU research fellow at Goldsmiths, University of London, leading the project "Enabling Audiovisual Objects" (also published as a book). Previously, he has worked at the design consultancy Fjord (Accenture Group), including consulting work for Nokia/Microsoft and HP. Nuno is a Fellow of the Royal Society of Arts.

 

PAULA VARANDA | paulavaranda.pt@gmail.com

Fez o Doutoramento em Estudos Artísticos e Humanidades na Middlesex University em Londres em 2016 com a tese Dance Performance in Cyberspace - Transfer and Transformation. Coordenou vários projectos artísticos, leccionou em várias instituições e publicou trabalhos sobre dança, educação e novas tecnologias, nomeadamente como crítica de dança escreve há doze anos para o jornal Público. Foi Diretora Geral das Artes do Ministério da Cultura (2016-2018) e é, desde 2019, investigadora afiliada no Instituto de História da Arte (IHA) da Universidade Nova de Lisboa (IHA_FCSH / UNL).

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Paula Varanda was awarded a PhD in artistic studies and humanities by Middlesex University in London in 2016 with the thesis Dance Performance In Cyberspace – Transfer and Transformation. She has coordinated several artistic projects, taught in various institutions and has published work about dance, education and new technologies, namely as a dance critic for twelve years for the  Público newspaper. She was  General Director of the Arts at the Ministry of Culture (2016-2018) and since 2019 is an affiliated researcher to the Institute of Art History (IHA) in the New University of Lisbon (IHA_FCSH / UNL).

 

RUI FILIPE ANTUNES | rui.filipe.antunes@edu.ulisboa.pt

Artista, Académico e Investigador em animação e tecnologias interactivas. Investigador do INET-md (Instituto de Etnomusicologia) do pólo da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, no projecto TEPe (Technologically Expanded Performance). O seu percurso tem-se distinguido pela investigação de modelos de inteligência artificial na simulação de comportamento humano. Tem aplicado a sua investigação na área do património cultural em simulações de lugares habitados do passado com recurso à realidade virtual. Foi investigador Marie Sklodowska Curie (Individual Fellowship) nos laboratórios MIRALAB da Universidade de Genebra e BioISI na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Anteriormente doutorou-se em Arte e Ciências Computacionais no Goldsmiths College da Universidade de Londres. O seu trabalho artístico cruzando arte e tecnologia, foi premiado por duas vezes na prestigiada competição VIDA, de arte incorporando inteligência artificial.

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Visual artist, Academic and Researcher in animation and interactive technologies. Researcher from project TEPe (Technologically Expanded Performance) at INET-md (Instituto de Etnomusicologia) from FMH of the University of Lisbon. His investigation has been focused on models of artificial intelligence on the simulation of human behaviour. Results have been applied in the field of Cultural Heritage in virtual reality simulations of inhabited ancient sites. He was a Marie Sklodowska Curie Fellow (Individual Fellowship) at MIRALAB in the University of Geneva and BioISI at the Faculty of Sciences from the University of Lisbon. His artistic work, crossing bridges between arts, science and technology was awarded twice at the prestigious VIDA competition for art and artificial intelligence.

 

SÓNIA ANTUNES | santunes@lnec.pt

Sónia Monteiro Antunes, é investigadora auxiliar no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, exercendo a sua actividade no núcleo de Núcleo de Acústica, Iluminação, Componentes e Instalações, do Departamento de Edifícios. Doutorada em Ciências Aplicadas ao Ambiente na Universidade de Aveiro, com a dissertação intitulada "Avaliação do ambiente sonoro em zonas urbanas. Integração de aspectos qualitativos” (2011).

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Sónia Monteiro Antunes, is an assistant researcher at the National Civil Engineering Laboratory, working at the Acoustics, Lighting, Components and Installations nucleus of the Department of Buildings. PhD in Environmental Applied Sciences at the University of Aveiro, with the dissertation entitled "Assessment of the sound environment in urban areas. Integration of qualitative aspects" (2011).

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Emissão broadcasted em modo interactivo vídeo conferência
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Apresentações de palestrantes e audiência de forma remota e presencial
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Debate com palestrantes e audiência de forma remota e presencial