Encontro Internacional sobre a Cidade, o Corpo e o Som 

CAMINHADAS > TRAVESSIA < PERFORMANCES

TEPe2022

15 a 20 de Março de 2022 

Os contextos pandémico e pós-pandémico vêm impondo às cidades outras dinâmicas, outros sons, outros ecos, outros percursos, outros visitantes humanos e não humanos. Durante o confinamento, o encerramento de espaços teatrais e expositivos – bem como, durante o desconfinamento, as limitações para a sua utilização - têm tido consequências penosas nas programações artísticas e efeitos dramáticos nos quotidianos dos seus agentes (artistas, técnicos, programadores, curadores, etc.). Ao mesmo tempo, a desaceleração da vida da cidade (do trânsito, do ritmo nas ruas, do frenesim produtivo e de consumo, etc.) veio contribuir beneficamente para uma diminuição das emissões de CO2. Neste quadro, a cidade - mais concretamente as suas zonas públicas a céu aberto – surgem mais nitidamente como espaços de circulação e de interferência (ou de suspensão de interferência) entre pessoas. 

O que aprendemos com a experiência de confinamento e desconfinamento? Em primeiro lugar, que a cidade tem uma densidade flutuante, na medida em que as concentrações populacionais se esvaem quando nos encerramos em casa. Em segundo lugar, que o encontro com o outro (uma das prerrogativas da cidade) pode acontecer em outras escalas que não apenas a dimensão cultural. Em terceiro lugar, que o medo pode ser um sentimento público capaz de fazer implodir as próprias cidades, se não for transformado numa força para a vida.

Como é que, neste processo, os artistas se organizam e se constituem como agentes na cidade? Como é que a cidade passou a ser representada?  Que cidade é aquela que desejamos? Este congresso surge assim da necessidade de intensificar o diálogo entre a cidade e a arte, em particular as artes performativas. 

Este encontro é o culminar de dois anos de investigação consistente e consolidada no âmbito do projecto TEPe (Technologically Expanded Performance). Ao longo destes dois anos, desenvolvemos atividades com a comunidade com o intuito de promover um diálogo intercultural e transdisciplinar, e proporcionar o encontro com vivências urbanas variadas. Através das diferentes propostas de percursos pela cidade, mapeámos acontecimentos, hoje invisíveis, mas ainda assim presentes: desde “memórias soterradas” a “caminhadas sensoriais”, passando por registos íntimos de confinamento.

O encontro visa partilhar as experiências realizadas com a contribuição de duas equipas: a portuguesa, em Lisboa, e a brasileira, em Fortaleza. Para além de apresentarmos as conclusões das pesquisas realizadas, lançamos esta chamada para apresentações, especialmente destinada a artistas e estudiosos de performance art, historiadores das cidades, antropólogos, urbanistas, geógrafos, estudiosos da escuta e do som e a todxs aquelxs a quem interessa pensar (e projectar) a vida na cidade.

Formatos de participação

 

= Performances públicas 

= Painéis de comunicações

= Sessões de vídeo-posters

= Caminhadas

  

Temas

 

 - Escutar a Cidade.

Todas as cidades têm sons e cada cidade comporta diversos perfis sonoros. Quais os níveis de harmonia e os níveis de ruído, e quais os critérios de distinção entre uns e outros? Onde fica o silêncio nas cidades?

- Mapas urbanos.

Das caminhadas lúdicas às manifestações e “passeatas” de protesto, passando pelos cortejos celebratórios e pelas deambulações exploratórias. Sistemas de (re)mapeamento e de reconhecimento de espaços. A caminhada nas imediações de “estar perdido”.

- Corpo e rede urbana.

Histórias e processos de inscrição das redes urbanas nos corpos dos seus habitantes e vice-versa. Da Metropolis de Fritz Lang ao “falanstério” de Fourier, passando pelas performances em espaços públicos.

-  As camadas sensíveis da cidade.

Das micro-histórias das pessoas às experiências sensoriais escondidas (os cheiros da cidade, os paladares disponíveis, as texturas, as cores, a luz e os brilhos, etc.).

-  Performar cidade.

Das construções de maquetas às intervenções de arte urbana. Dançar (n)a cidade. Protagonistas e antagonistas citadinos. Equipamentos públicos de treino e de exercício físico.

- Cidadania e alterações climáticas.

Da história da cidadania aos desafios contemporâneos. Em que medida é urgente rever o contrato social de modo a introduzir uma cidadania não circunscrita aos direitos dos humanos, capaz de conciliar as cidades com o planeta?

Submissões

 As propostas submetidas devem contribuir para aprofundar o entendimento da cidade como um tecido multidimensional que nos afeta e se deixa afetar. Assim, serão valorizadas as apresentações que explicitem propósitos de mudança positiva de experiência na cidade, especificando a que nível opera essa mudança e o que envolve.

Máximo de uma proposta por autor em cada uma das categorias.

 

Comunicações:

Enviar sumário entre 400 e 500 palavras.

 

Vídeo-poster:

Duração até 3 minutos, formato youtube ou vimeo; acompanhado de sinopse entre 400 e 500 palavras.

 

Performances e caminhadas:  

1.      Título

2.      Sumário (300 a 400 palavras)

3.      Tipo de apresentação (público/privado/plataformas online/etc.)

4.      Lugar(es) de apresentação (ou de emissão) (rua, percurso, praça, espaço doméstico, etc.)

5.      Duração

6.      Pessoas envolvidas na criação

7.      Mapa de produção (necessidades técnicas)

8.      Alternativa no caso de não ser possível realizar como acção presencial

Nota: A organização pode apoiar os dois melhores eventos até um limite de 1200 euros.
 
 
Todas as propostas (Apresentações/ Performances/ Caminhadas/ Vídeo-posters) devem ser feitas através de ficheiro PDF submetido em https://easychair.org/conferences/?conf=tepe2022

Importante: Candidaturas enviadas por email não serão consideradas.

 

Para mais informações, contactar inetmd.fmh@fmh.ulisboa.pt

Em caso de urgência também pode usar  (+351) 214149179  

Datas importantes

 

Abertura de Inscrições em 15 de Setembro 

Envio dos sumários e propostas de performance até: 20 de Outubro, 2021

Notificação de aceitação: 15 de Dezembro, 2021

Inscrição antecipada de participantes  (early bird) até: 31 de Dezembro, 2021

Caminhadas > TRAVESSIA < Performances: 15 a 20 de Março, 2022

 

 

Inscrição

 

Preçário

Participante (50€)

Participante - Inscrição antecipada (30€) *

Estudante  (20€)

Estudante - Inscrição antecipada  (10€) *

 * Os preços de desconto aplicam-se para os registos e pagamentos efectuados até 31 de Janeiro. 

 

Registo

Preencha o formulário de inscrição  

Local 

Convento de São Pedro de Alcântara, Lisboa

Direção da Conferência

 

Daniel Tércio

INET-md : Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudo em Música e Dança 

Leonel Brum

Instituto de Cultura e Arte - Cursos de Dança (Universidade Federal do Ceará)

 

Comité Científico e Artístico

 

André Guedes

Artista / Faculdade de Belas Artes, Faculdade de Arquitectura (Universidade de Lisboa)

Beatriz Cantinho

CoreógrafaCHAIA (Universidade de Évora), CIAC (Universidade do Algarve)

Beatriz Cerbino 

Universidade Federal Fluminense - UFF/Brasil, INCT Proprietas, dança em foco

Bill Psarras

Artista / Faculty of Fine Arts (University of Peloponnese)

Cecília de Lima

Coreógrafa / INET-md FMH (Universidade de Lisboa) 

Filippo Baraldi 

INET-md (Universidade Nova de Lisboa) /  CREM-LESC: Centre de Recherche en Ethnomusicologie (Université Paris Nanterre)

Iñigo Sanchez

Institute of Heritage Sciences (Incipit) / Spanish National Research Council (CSIC) 

Ivani Santana

Artista da Dança/ Universidade Federal da Bahia /UFBA Brasil

Joana Braga

Arquitecta e Artista, DINAMIA'CET (Instituto Universitário de Lisboa)

Jonas Runa

Artista / Universidade Lusófona de Lisboa

Luca Aprea

Escola Superior de Teatro e Cinema (Instituto Politécnico de Lisboa)

Luís Cláudio Ribeiro

Universidade Lusófona

Maria João Alves 

INET-md FMH (Universidade de Lisboa) 

Paulo Caldas

 Curso de Dança e Midiadança Lab (Universidade Federal do Ceará)

Renata Araújo 

Universidade do Algarve / CHAM, Centro de Humanidades, FCSH-UNL

Rui Filipe Antunes  

INET-md FMH (Universidade de Lisboa) 

Sérgio Bordalo e Sá  

INET-md FMH (Universidade de Lisboa) 

Thaís Gonçalves

Curso de Dança e Midiadança Lab (Universidade Federal do Ceará)

 

 

Comité Consultor do TEPe

 

Daniel Tércio

INET-md : Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudo em Música e Dança 

Leonel Brum

Instituto de Cultura e Arte - Cursos de Dança (Universidade Federal do Ceará)

Jonas Runa

Universidade Lusófona de Lisboa

Rui Filipe Antunes

 INET-md / FMH Universidade de Lisboa  

 

Curadoria de Trabalhos artísticos e Performances

 

César Baio

Artista / UNICAMP -  Universidade de Campinas

Daniel Tércio

Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança

Filipa Malva

Coreógrafa/Figurinista/ INET-md  INET-md, Centro de Estudos em Música e Dança, FMH-UL

Ivani Santana

Artista da Dança/ Universidade Federal da Bahia /UFBA Brasil

Joana Craveiro

Artista - Directora do Teatro do Vestido

Leonel Brum

Curso de Dança e Midiadança Lab - Universidade Federal do Ceará

Luca Aprea

Escola Superior de Teatro e Cinema - Instituto Politécnico de Lisboa

 

Produção do Encontro

 

Missanga
Per form ativa - Associação cultural

 

Comité Executivo 

 

Catarina Canelas
Michele Luceac
Rui Filipe Antunes
Sérgio Bordalo e Sá
Sofia Soromenho
Sophie Coquelin

 

Organização local

 

Faculdade de Motricidade Humana / Universidade de Lisboa
Per form ativa – Associação cultural

 

Instalações

 

Convento de São Pedro de Alcântara – Misericórdia de Lisboa

 

Apoios/Parcerias

 

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Câmara Municipal de Lisboa
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
FUNCAP - Fundação Cearence de Apoio ao Desenvolvimento  Cíentífico e Tecnológico
Instituto de Cultura e Arte - Universidade Federal do Ceará
INET-md - Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança